segunda-feira, 23 de abril de 2007

Dia das Mães, Mãe Terra...

Mother Earth and Her Children by Sieglinde Schoen Smith of Carlisle, Pennsylvania

Best of Show - Houston 2006



Este post está sendo escrito adiantado, já que os dia das Mães só acontece em Maio, mas em virtude do dia da Terra que foi em ontem, retomei o tema...


Fui ao Shopping no sábado e as lojas já estão piscando para o dia das mães... mais uma vez, minha manicure me pergunta porque não quero ter filhos, e pela enésima vez digo que é uma opção. "Você não quer ter filhos porque não quer trabalho!" ela me diz sorrindo...

- "Não quero ter trabalho???" então vou te dizer o que NÃO é ter filhos humanos e vamos ver se uma mãe "verdadeira", que tem seus rebentos naturais ou adotados tem o mesmo "trabalho" que eu... disse sorrindo...

"Eu acordo todos os dias as 6 da manhã, seja sábado, domingo, férias... sim, eu não tenho férias como todas as mães legítimas tem, pelo menos algumas horas ao dia quando deixam seus filhos na escola, na creche ou na casa da vovó.... todos os dias eu tenho que alimentar meus animais e não são poucos: eu tenho um cão de 8 anos e meio, dois canários, uma calopsita, um aquário de 60 litros e um gerbil.... todos com suas manias e paladares"

- Ah, mas isto é fácil demais, ela me diz, é só dar comida e pronto! diz ela..

"Engana-se, querida.... todos os animais precisam da comida TODOS os dias, não adianta deixar a comida e a água porque elas podem estragar e matar os bichos, então, eu preparo a comida fresca todos os dias para eles.... como são animais, eles mesmo quando tiverem 10 ou 15 anos, eles ainda irão depender de mim para esta tarefa, já um filho "natural", com uns 5 anos já pode pelo menos pegar um copo d´água sózinho sem que eu tenha que levantar as 6 h da manhã para tanto... além da comida, eu tenho que higienizar TODOS os dias as gaiolas e os recipientes que eles comem e bebem água.... além do lugar que comem e fazem suas "necessidades" eles não sabem fazer isto sózinhos também... um filho "naturalmente humano" pelo menos com 5 anos de idade para cima, sabe ir no banheiro sózinho e limpar-se sózinho....

- Nossa, vc tem toda razão! ela disse!

"Continuando, depois de alimentados e limpos, eles ainda precisam de atenção. Como não são filhos humanos, não posso pedir que eles fiquem no computador ou no vídeo game ou colocá-los em uma escola de inglês para que eu tenha um pouco de tempo para mim, logo, eu tenho que entretê-los com jogos de bola e com passeios no quarteirão, no caso do cachorro, das aves tenho que pegá-las diariamente pelo menos umas duas horas ao dia pois como são mansas ( a calopsita), precisa de atenção e mais carinho... já os canários são mais idependentes, mesmo assim precisam de atenção pra não ficarem estressados por não sairem das gaiolas... no decorrer da manhã, já são 11 horas e tenho que preparar o almoço.... enquanto tenho alguma coisa no fogão, vou ao jardim cuidar dos meus vasos de orquídeas, que são mais de 25.... e TODOS precisam de cuidados diários, pois como estão longe da natureza, precisam de água, adubo, poda, verificação de fungos que se passar um dia desarpecebido, pode matar a planta... Fora tudo isto, tenho que dar conta da casa, de todo o serviço doméstico pois não tenho empregada e ainda desnhar meus projetos e costurar ou bordar, além dos meus grupos voluntários na internet e fora dela...além de que o marido chega as 18 hs e tenho que cuidar da atenção dele também... todos precisam de atenção..."

- Viche, quanta trabalheira dona Andrea!!!!! ela diz!!!!!

" Meus bichos não tem convênio médico como a maioria dos filhos humanos tem, se acontece alguma coisa, a conta fica alta no veterinário... quando viajo não posso levá-los como filhos humanos....E ainda tem mais: eu sou uma das mães que não recebe nada no dia das mães, nem mesmo um obrigada por fazer TUDO isto....porém, a satisfação de vê-los com saúde é imensa, é um amor incondicional pois não exigo nada em troca, nem se a tábuada está em dia.... Quando chega a hora de partir, sou uma das mães que tem que enterrar seu próprio filho pois a vida cronológica deles é totalmente diferente da nossa, e a cada perda é uma dor muito grande, a dor de uma mãe quando perde seu filho, mesmo ele sendo não humano..."

- Dona Andrea, eu não sabia que ter filho bicho dava mais trabalho que filho homem... a senhora mudou totalmente meu ponto de vista!!! Da próxima vez que alguém lhe perturbar com isto manda passar uma semana na casa da senhora!!!!(...)


....



Mãe Terra, ontem fiquei assustada com o que está acontecendo com nosso planeta em um documentário para o Dia da Terra, infelizmente em menos de 70 anos a Amazônia se tornará uma Savana e mais de 250 milhões de pessoas no mundo não terão mais terras para plantar devido as altas temperaturas e a falta de chuva, consequentemente não terão o que comer... as calotas polares se derreterão e milhões de pessoas abandonarão ilhas que deseparecerão do mapa... quantas pessoas interpretaram o Apocalipse com uma grande guerra mundial, mas o que vejo é que os próprios seres humanos estão matando a Terra... o que faremos?


Feliz dia das Mães....minha mãe Terra...