segunda-feira, 9 de abril de 2007

Por que não, Andrea?

Esta semana encontrei pela internet uma amiga que há muito tempo não conversava e ela ficou espantada do porque eu havia tirado minha loja do Mil Pontinhos do ar...
Não sei o porque o motivo do espanto! disse a ela - como viver honestamente neste país se as pessoas não entendem que quem cria e desenha vive daquilo, que passam horas a fio pesquisando cores, formas e combinações e depois costuram tudo para apresentar um bom trabalho e depois você visita um Muliply da vida e vê o seu trabalho lá, TOTALMENTE DE GRAÇA, para ser baixado por suas "amigas". Recebi um convite do Multiply e não fiquei lá por mais de uma semana, tamanha a VERGONHA que vi e a falta de respeito. E o pior, quanto mais álbuns de patterns e revistas você tem, mais você é "querida".....
Eu não acredito que quem tenha acesso a um computador e uma linha para download que custa caríssimo não tenha dinheiro o suficiente para comprar um revista original ou qualquer coisa que seja original, ou seja não sendo xerox, scanner ou coisa parecida, apoiando sim aquelas que criam no Brasil...
Vocês sabem porque pagamos tudo tão caro? Porque ainda existe gente que tem Multiply ou outra coisa parecida e é uma máquina de scanner, copiando TUDO e disponibilizando gratuitamente o que não é seu. Sim , não é seu querida! Quando você compra uma revista por mais que seja sua não lhe dá o direito de copiar e DAR de graça o trabalho criado, você pode costurar para você ou seja lá o que for, mas não lhe dá o direito de disponibilizar o trabalho de dias, meses e até anos que não foi seu...... Eu não sei nem se este tipo de gente tem tempo de costurar porque a cada dia uma ou duas revistas estão no ar para fazer download...eu gostaria de saber sinceramente qual é a vantagem de tudo isto para estas pessoas, parecem que estão colecionando figurinhas e não fazendo patchwork!
Tenho percebido que aqui no Brasil temos este péssimo hábito, horrível e degradante... que desistimula totalmente quem cria neste país....
É por isto que estou relutando em reabrir minha loja... e a cada dia que passa esta cada vez pior este hábito....
Desculpem o desabafo...eu sei que minha luta é em vão porque aqui neste país são poucas as cabeças pensantes neste sentido, preferem gastar o tutano e os dedos nas teclas de um scanner infelizmente, tirando o emprego de muitas criadoras, pessoas que trabalham nas gráficas e no ramo editorial....