sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Hoje é sexta-feira....

Sexta-feira, os professsores inverteram nossas aulas de quinta e sexta e hoje o professor Edson "lanchou' um "pequeno pastel" no intervalo vindo da feira da 11 de Junho.... não deu outra, estou aguada até agora...para quem não pode com pastel, comê-lo um hoje vai ser um banquete.... daqui a pouquinho!!!!!
O pastel é um snack tipicamente brasileiro, sendo derivado do tradicional "rolinho primavera", da culinária chinesa. Sua introdução se deu através daqueles imigrantes, que tiveram de adaptar-se às matérias-primas disponíveis no Brasil. Contudo, sua popularização na cultura do brasileiro, veio através das mãos dos imigrantes japoneses que, por ocasião da II Guerra Mundial, vieram a abrir diversas pastelarias no intuito de se passarem por imigrantes chineses, livrando-se dessa forma, da discriminação que havia na época, contra a aliança entre alemães/italianos/japoneses. Os princípios de manipulação e processamento de alimentos da culinária japonesa, foram introduzidos nas pastelarias que, ao final, tornou-se um grande negócio dentro da colônia, ao mesmo tempo em que os pastéis ganhavam o gosto popular, por serem produtos saborosos, de rápido consumo e principalmente baratos.
Segundo a Wikipedia, na culinária, chama-se pastel a uma forma de preparar alimentos utilizando massa de farinha a que se dá a forma de uma caixa ou envelope, que se recheia e depois se frita ou assa no forno.
Os pastéis são geralmente pequenos, ao contrário das tartes, empadões ou pastelões e podem ser doces, como o pastel de nata, ou salgados, como os pastéis de carne e queijo.
Existem variações no recheio do pastel, como o pastel de bacalhau (tradicional lanche vendido no Mercado Municipal de São Paulo) e o chamado especial, com carne moída e ovos, bem como em Portugal o famoso e tradicional Pastel de Chaves ou o Pastel de Belém em Lisboa. Não podemos esquecer do pastel chinês, tradicional no Brasil.
É um alimento muito comum em feiras populares do Brasil, sendo que muitas pessoas consomem substituindo uma refeição. Normalmente acompanhado com um copo de caldo de cana ou água de coco.
Se você é paulista sabe do que eu estou falando.....
Bom fim de semana para todos!!!