terça-feira, 27 de julho de 2010

Manta Primavera - a amostra


Olá pessoal ! Estou aqui novamente para dar continuidade no projeto da manta primavera. Hoje nós vamos fazer o hexágono base para  montagem de toda a manta. Sim, toda a manta! Ela é feita apenas de um simples hexágono de crochê que mostrarei em seguida, o efeito é a montagem e as cores que você utiliza em seu trabalho. Eu falei que era fácil , não falei?
Primeiro , com a lã amarelinha, você fará o "miolo" do hexágono.

Para realizar seu primeiro hexágono faça 6 correntinhas, feche o arco com um pt baixissimo. Suba 3 correntinhas, faça 2 ptos altos, 1 correntinha , 3 ptos altos, por 5 vezes, una o hexágono com um pto baixissimo. No final você terá 6 bloquinhos de 3 pontos no arco separados por 1 correntinha. Arremate e esconda o fio. Ele (o hexágono) deverá ter , em média , 4cms de diâmetro.

Feito seu primeiro hexágono amarelinho você escolherá uma cor para fazer a parte colorida do mesmo, eu escolhi a cor chiclete. Comece fazendo o hexágono como o amarelinho só que você irá uni-lo conforme você crochetar. A união é feita pela correntinha que separa os 3 pontos altos, você pode uni-los no começo , no meio, ou no final do procedimento, eu prefiro unir no começo: faça os 3 pontos altos, 1 correntinha e UNA com um pto baixissimo com a outra correntinha do hexágono amarelinho. O hexágono com a cor chiclete já com todas as uniões fica assim:



Em alguns lugares (junções), você notará que precisará unir até 3 pontos, faça a correntinha, lace as demais junções e finalize com um  pto baixíssimo. Esta amostra já com a cor chiclete deverá ter em média 12 cm de diâmetro medindo entre os pontos mais distantes da amostra. Preocupe-se em deixar sempre seu trabalho em crochê macio, se o trabalho estiver muito "duro", você está apertando muito o trabalho, então trabalhe com uma agulha maior. Se você achar que seu trabalho está um pouco frouxo demais, faça o contrário, diminua o tamanho da agulha que você está usando. Faça esta amostra e veja primeiro o resultado dela antes de sair crochetando as outras cores, treine muito bem as emendas! A próxima postagem será adicionando a cor branca , nada de crochetar as outras cores, espere um pouquinho até lá!

Observação importante: esta receita terá todos os gráficos publicados com a quantidade de cores ,fio utilizado e montagem em breve para download, acompanhe os posts e você saberá como! Muito obrigada!