quinta-feira, 22 de julho de 2010

Manta Primavera



Manta Primavera, originally uploaded by Andrea Mil Pontinhos.

Todo mundo já conhece a minha manta Primavera, e ainda rendeu uma de presente para minha sobrinha Gabriella. Se você quiser fazer uma acompanhe os posts a partir de domingo, 25/07, onde você ,com seus restinhos de lã poderá fazer a sua.

Se você quer fazer nas mesmas cores já pode ir comprando lã, você pode utilizar a Família da Pingouim. Cada novelo de cor da pra fazer em média, entre 6 a 7 hexágonos montados (miolo amarelo + cor), a quantidade dependerá do tamanho da manta que você quer fazer. Na época não calculei o total que comprei pois fui fazendo conforme a demanda. Dê preferência as lojas que possam trocar os novelos excedentes que você comprar porque é sempre bom adiquirir mais novelos, no caso de faltar lã, talvez você não encontre a mesma partida de cor e seu trabalho ficará com um tom diferente do outro.

As cores que utilizei na manta foram (desculpem, mas eu não sei a numeração direito, entrei na loja e escolhi!):

-amarelo bebê: este você só usará no centro dos hexágonos maiores, então, só precisa de um novelo!
-dois tons de rosa: um clarinho e um um pouco mais escuro,

-dois tons de azul: um clarinho e um mais escuro,
-1 tom de lilás mais escuro,

A quantidade depois você escolhe quando fizer a amostra de um hexágono e realizar o rascunho da manta para escolher as cores.
Nestas cores cada novelo rende em média entre 6 a 7 hexágonos montados, então, faça o seguinte para calcular quanto hexágonos montados você terá por novelo:
Compre UM novelo de qualquer cor que você queira do fio que você deseja (eu montei com o fio Família) e monte a amostra de hexágonos completos (miolo + 6 coloridos) até o final do novelo de lã. Por exemplo, compre a lã amarelinha que será utilizada para todos os hexágonos mesmo e compre também o rosa clarinho. Faça entre 5 a 6 "miolinhos= hexágono central amarelo" e depois utilize o rosa clarinho até o témino da lã (montando o hexágono maior). Por aí você terá uma base de quantos hexágonos montados renderão por novelo de lã que você comprar. Este hexágono será sua amostra de tamanho e referência de quanto você irá gastar em lã. Espere o modelo da amostra  e montagem do hexágono maior no próximo post!


-branco: é a cor que será mais trabalhada e que dá menos problema se faltar porque os tons não são muito diferentes, mas eu aconselho a comprar a mais pra trocar depois, eu lembro que comprei para cada novelo colorido cerca de 2 brancos.

 
-verde clarinho: é a cor das emendas, vai menos que o branco, considere 1 novelo para cada novelo de cor (menos o amarelo). Compre um pouquinho a mais pois se faltar dá pra trocar, escolha a loja certa pra comprar!


A agulha é proporcional ao fio mas eu utilizei a de número 4,5 mm pois eu tenho o ponto mais apertado, mas isto depois veremos mais adiante quando começarmos a confecionar os hexágonos individuais para montar os maiores. Você pode tentar com a de 4,0mm .No próximo post montaremos a nossa amostra.


Então, até a próxima!