domingo, 31 de janeiro de 2010

Esperança

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)

Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...

(Mário Quintana)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Boas idéias... Toy Society

Hoje quem deu a dica foi a Bruna e está mais do que adotada.... temos que propagar as boas idéias porque de más já estamos cansados.... obrigada Bruna, você alegrou meu dia!!!! Quem não sabe inglês pode me escrever se quiser participar, aliás, amor não tem fronteiras....

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Post especial.... Arteiras

Eu adoro escrever cartas e e-mails, adoro receber notícias das minhas clientes e adoro quando ela mostram fotos do que estão fazendo, este post é dedicado a todas as clientes ( e também OS clientes) que sempre enviam palavras de carinho, dividem suas alegrias e as vezes algumas situações dificies.
Hoje eu tenho algumas coisas para mostrar que desde o mês passado eu estava escrevendo este post mas só agora consegui terminá-lo.





Uma das minhas primeiras clientes foi a Flávia e eu nunca vou esquecê-la. Flavia queria mini flores para seu casamento e dois mini terços em crochê. Eu acreditava que as mini flores eram para ser enfeites de lembrancinhas, estas coisas miúdas que toda noiva caprichosa adora fazer, mas quando recebo um e-mail cheio de alto astral com as fotos do casamento.... olha só o que ela escreveu:



"Não me esqueci de vc!
Lembra que usaria flores de crochê vermelhas no meu vestido de noiva e entraria com os terços para presentear minha mãe e minha sogra? Pois bem. Foi um sucesso. Tô te mandando as fotos pra vc ver! Muito obrigada. Foi muito especial.
Beijão
Flávia Mangini"






O detalhe é que a querida Flavia só me falou dos tercinhos, do vestido ela guardou segredo!!!! rsss...fiquei muito emocionada quando vi as fotos pela alegria do casal..... as fotos que vocês puderam conferir.Quando eu pedi autorização para comentar e mostrar as fotos no meu blog a Flavia me surpreeende novamente:

"Andrea,

Pode usar todas as fotos e me mande o link porque quero conhecer seu blog.
Seu trabalho é o máximo. Jamais pense em desistir dele.
As flores foram um sucesso. Todos acharam a ideia bacanérrima e tudo ficou muito delicado.
E nunca se esqueça que meu vestido começou das suas flores... o tipo de decote, a escolha do tecido, tudo partiu da vontade de colocá-las nele.
Gostei tanto delas que decorei até um banquinho aqui de casa e uma almofada com elas.
E a estilista que fez meu vestido adorou a novidade. O nome dela é Alyny Melari e olha só suas flores lá no blog dela tb!
http://ateliersobmedida.blogspot.com/ É só passar as fotos do desfile que vc vai ver!
Quero um tercinho para guardar comigo tb, vc ainda faz?
Beijos com muito carinho e obrigada por transformar meu vestido em uma peça única."
Flávia"

Você acham que eu não vou fazer o terço pra ela???

 


Outra cliente que é muito talentosa é a Nívea, ela vive no estado do RJ em um local sossegado, na estrada, e cria lindos estandartes, você podem conferir o trabalho da Nivea acessando este link: http://semprinibrazil.spaces.live.com/ , mas acima já dá para conferir todo o talento e bom gosto dela. Adoro quando a artista deixa transpassar toda sua alegria e criatividade e eu vejo isto nos trabalhos da Nivea.

Não podeira fechar este post sem falar da amiga Cintia que está morando no Mato Grosso e que pouco antes do Natal recebeu a filhinha Natália, enquanto me dava a notícia do nascimento da filha que se adiantou um pouco, ela e a mãe estavam preparando as lembrancinhas de nascimento, ainda não as vi , mas com certeza, terá todo amor e carinho que a família toda estava esperando a Natália.

Enfim, eu adoro tudo isto.... e não consigo viver sem elas, minhas clientes, minhas amigas.... todas as vezes que a linha passa pelos meus dedos procuro enviar sempre minha energia para tudo que faço pois algumas clientes me falam o que andam fazendo e eu tenho uma enorme responsabilidade para que tudo se concretize, nos sonhos delas. Um Feliz Ano Novo para todas!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ajustando seu trabalho de crochê


(imagem: talking crrochê)


Você já se viu em um trabalho de crochê por horas a fio, e quando finalizado, você acredita que ele precisa de um acabamento especial para colocá-lo "na forma" (ou endireitá-lo) para deixa´-lo com um ar profissional ou mesmo elegante? Se o medo de "esticá-lo" de maneira errada assusta as vezes vou dar uma mãozinha. Darei algumas informações básicas para ajudar a entender qual a melhor maneira de "ajuste" para cada trabalho.

O trabalho de "ajuste de formato" ou  finalização de seus projetos é feito usando-se umidade e algumas vezes calor. O ajuste adequado de um trabalho, como por exemplo, uma toalha ou um centrinho de mesa pode ser feito de maneira que o mesmo fique com a aparência "redonda" ou "ovalada" perfeitamente. Muitas vezes ao finalde uma toalha feita com linha fina resulta em círculos não perfeitos. As laterais e topo e o "pé" do trabaho (quando este é retangular ou quadrado) não são fáceis de se ajustar, isto também inclue os trabalhos que são menores.

Existem 3 diferentes métodos de ajuste de peças em crochê, e sabendo qual usar e cada trabalho em particular faz a difrença no resultado final. Escolher o método correto de ajuste depende do que o trabalho é (toalhinha, centro de mesa, trilho) e qual o tipo de fio que foi usado. Alguns itens são são adequados para se ajustar, como peças tridimensionais que são dificieis de se manipular, ou trabalhos muito pequenos como enfeites de natal. Inclusive alguns fios não são adequados quando falamos em ajuste.


Vamos começar?

Você precisará de uma táboa de ajuste, pode ser uma táboa de passar relativamente larga, um ferro ou um ferro a vapor, uma garrafinha de spray (daquelas de pulverizar vasos de flores), amostras dos fios que você utilizou no seu trabalho ou as etiquetas que vem nos fios (com as informações de fabricação dos mesmos). A táboa de ajuste precisa ter uma superfície reta e larga o suficiente para acomodar a peça a ser ajustada (ou peças se couberem mais que uma). As peças deverão estar completamente ajustadas na táboa e não podem ficar "sobrando" ou com as pontas caidas. Eu uso geralmente para toalhinhas de crochê uma folha de isopor quando o processo é a frio e quando é a vapor, uma táboa antiga de passar roupas.

Sua táboa de ajuste deverá ficar em um local onde não deverá ser mexida até que o processo de "ajuste" termine, no qual poderá demorar alguns minutos ou , às vezes, mais que um dia, depende das circunstâncias. Nesta táboa será necessário utilizar alfinetes, líquido e calor. Para ajustar trabalhos grandes como mantas ou xalezinhos, por exemplo, uma caminha de hóspede, uma mesa bem acolchoada com cobertor ou até uma parte do carpete bem forrada será ótimo para fazer o processo (cuidado com o calor em cobertores e carpetes pois mesmo estando forrados com lençol ou outro tecido que aguente o calor o mesmo pode "passar" e danificar tecidos de acrílico).

Como escolher o método de ajuste?

Os ajustem podem ser descritos como molhados, secos ou frios. O método que você escolherá depende do fio trabalhado, o uso final da peça e suas próprias preferencias.

A primeira coisa a ser feita é ler a etiqueta do fio trabalhado. Se fios diferentes foram combinados no trabalho (por exemplo, você utilizou um fio de algodão e outro de seda), o fio mais delicado deve ser levado em conta na hora da escolha do método de ajuste. A maioria das fibras naturais como lã (lã mesmo, não lãs acrílicas!!!!! tome muito cuidado com isto!) e  algodão  podem ser usados os métodos  de ajuste molhado ou seco. Alguns fios sintéticos não tiram proveito do "ajuste" e podem, de fato, ser ainda mais deformadas pelo ajuste descuidado. (acredito que você já tentou "esticar" um trabalho com lã muito acrílica e o mesmo deformou de tal amaeira que mesmo desmanchando o trabalho para fazê-lo novamente a fibra também alterou!)

É sempre aconselhável fazer um teste com uma amostra do trabalho a ser crochetado, um benefício adicionado é que você igualmente terá uma parte para praticar o "ajuste" para se certificar que você está usando o método apropriado. Por exemplo, você sabe que o uso demasiado calor pode " matar" o fio acrílico, fazendo o brilho se tornar fosco?  É melhor para destruir sua amostrinha do que um trabalho inteiro.

A ajuste " molhado" é apropriado somente para aqueles fios que toleram que a peça seja mergulhada em um líquido. Lave um pedaço da amostra primeiramente, se desejado, ou molhe-a completamente e esprema delicadamente toda a água da peça. Não torça ou aperte demais! Para trabalhos bidimensionais, coloque a parte da peça  horizontalmente, e delicadamente , dê forma nas medidas desejadas. Alfinete a peça firmemente no lugar. Para peças tridimensionais, encha o trabalho com saquinhos de supermercado plásticos. Para trabalhos redondos, sopre um balão (bexiga) ao tamanho desejado dentro da peça. Deixe a peça isolada até que esteja completamente seca. Você pode acelerar o processo de secagem com um ventilador ajustado perto da peça. Algumas fibras aceitam muito bem também uma mistura de goma leve para endurecer o trabalho caso ache necessário e adequado.

O ajuste seco é apropriado para as fibras que podem tolerar a umidade e o calor (vapor). Alfinete o trabalho na forma desejada e tamanho na táboa (ou superfície) de ajuste. Os alfinetes devem estar próximos e  uniformemente espaçados  de modo a  não distorcer a peça. As vezes utilizo uma folha de papel quadiculado para ajustar a peça com os alfinetes garantindo a forma exta que quero (é muito bom para peças como toalhinhas). Segure  um ferro a  vapor uma distância de 3 cm ou o mais acima da peça, aqueça bem a superfície. Não permita que o ferro toque na peça e não  pressione. Após esquentar, deixe a peça descansar até que esteja completamente fria e seca. Borrifar um pouco de produtos tipo "passe bem" antes do procedimento também ajuda muito a fixação do formato da peça.

O ajuste a frio pode ser usado em fios na qual toleram a umidade mas não o calor. Alfinete a peça na táboa de ajuste como no método a seco. Pulverize água limpa até que a peça esteja completamente enxarcada. Se algumas áreas do trabalho  persistirem em ficar retas use alfinetes adicionais ou pressione com sua mão por alguns segundos (é impressionante o que o calor de uma mão possa ajudar!). Deixe a peça secar, novamente, um ventilador ajuda muito para acelerar este processo completamente.

Agora que você conhece diferentes maneiras de ajustar seu trabalho em crochê e qual método é o melhor, espero que você se sinta mais segura para ter um passo a mais nos seus trabalhos e deixá-los com um acabamento muito melhor, o mais importante de tudo é fazer aquela amostrinha , testar o método escolhido e verificar se está adequado para sua utilização ou seu gosto.

Se você tiver seu próprio método e desejar compartilhar fique a vontade também!!!

Um abraço!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Trabalho....muito trabalho!!!


Mini corações... quando dá tempo de tirar foto eu tiro, saem do forno direto pro envelope ou caixa!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Enquete para 2010!

Olá pessoal, para este começo de 2010 montei uma pequena enquete que está ao lado direito (coluna), fico imensamente feliz se você puder participar, é só fazer o login caso você já siga o blog ou faça o login pelo seu Twitter, muito obrigada e mil beijos!

Papai Noel dos Correios 2009

Com a correria de final de ano não tinha postado ainda a imagem dos presentes que enviei para as crianças na campanha Papai Noel dos Correios de 2009. Este ano toda a arrecadação da venda do molde "Gatinho no Jardim" da loja Joanóca Brasil foi voltada para a compra de presentes para 5 meninas. O meu muito obrigada para todas as pessoas que além de fazerem um lindo projeto contribuiram para um Natal feliz para estas crianças, conto com vocês para a próxima campanha, ainda estou desenhando algo, em breve teremos novidades!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Top 100


O blog Long Thread listou os 100 top tutorials for 2009 na opinião dele, muita costura, decoração, e muito mais. O duro é querer fazer todos. Enjoy it!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Seu desejo é realidade....

Feliz 2010!!!!!
Deseje.... o sonho sempre vira realidade, acredite, sempre, em você!
Que eu possa desfrutar mais 365 dias ao seu lado em 2010!!!!