sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Simplesmente Sexta - reflexão: 3 razões para não se preocupar com pensamentos negativos


imagem Daily Mail
Você já se pegou sendo crítica ou com a cabeça cheia de medo ou preocupação? E você sempre se preocupa sobre quantas vezes você tem pensamentos negativos?
Nós achamos que pensamentos negativos são ruins, que são "nocivos" , que "baixam nossa vibração", te aprisionam e por aí vai...
Nós pensamos que para se sentir bem e estar confiante deveríamos banir os pensamentos negativos das nossas vidas. Adeus pensamentos negativos! Olá boas vibrações, um melhor namorado (ou marido :-) ), um lindo carro, paz interior....
Mas o que você faz com tantas "porcarias" negativas dentro da sua cabeça? Como você para com isto? E tentar inverter para um pensamento positivo é realmente o melhor caminho para lidar com a situação?
A razão de eu estar dizendo isto é porque hoje são 7:30 da manhã e durante as próximas 6 horas eu estarei fazendo algo não relacionado ao trabalho e digamos, pra muita gente observadora, estarei "na boa".
Para ser franca, é uma coisa que raramente faço, mas ainda, você deve estar adivinhando  a baboseira dentro da minha cabeça martelando:
Você é preguiçosa.....Você não terá um bom dia....Você não chegará a lugar nenhum se ficar perdendo seu tempo..
:-((
As pessoas muitas vezes te aconselham a mudar um pensamento negativo para um positivo usando técnicas de afirmação. Rápido, vá embora pensamento negativo! Mas será que este é o melhor caminho a tomar?
Muitas pessoas confundem o pensamento negativo em pensar desastrosamente, confundem que o que pensamentos estão em primeiro lugar
A felicidade não depende em como sentir os pensamentos negativos que você tem, mas o que fazer com os que você tem.

1. É normal ter pensamentos negativos. A mente humana tem zilhões de pensamentos todos os dias, e numa média de zilhões menos 100 são negativos. É verdade. A maioria de nós é inundado por pensamentos negativos em disfarce, desde que eles reforçam a crença de que você não é bom o bastante, por exemplo, antes de comprar um novo carro. E a boa notícia: pensamentos negativos fazem parte da natureza humana. Isto significa que você não deve preocupar-se sobre o fato de que você pensa desta maneira em primeiro lugar. Não importa o quanto extremo e esquisito sejam estes pensamentos. É normal serem desta forma.

2. Você não precisa acreditar em seus pensamentos negativos.
Não mesmo. Você na verdade não deve acreditar em seus pensamentos.Simplesmente isto. Não , vou explicar melhor. Sua mente quer que você acredite que todos os seus pensamentos são corretos. Uma das maneiras que ele faz isso é por tê-lo a pensar que você e ele são um. A verdade é que sua mente é apenas uma parte de você; não é você.
Ser capaz de separar seus pensamentos do seu senso de si mesmo é uma das coisas mais úteis que você pode fazer. Tente isto: veja-se como sendo composto por quatro partes. mente ,corpo físico, aspecto espiritual e coração.
Isto é você. Não sua mente. Sua mente é apenas uma ferramente para você usar.Todos os seus pensamentos e percepções são filtrados através de seu sistema de crença única, e é este filtro que faz com que os pensamentos negativos. A negatividade está no filtro.Quando você tentar "curar" e "crescer", o que você está tentando fazer é mudar o filtro; Você está tentando mudar seu sistema de crenças. Você é o ponto debaixo de seus pensamentos, e você nunca vai mudar.Você não pode, nem que você deseje. Você é perfeito. Você não tem que analisar seus pensamentos críticos desagradáveis ou se preocupar com eles. Eles são apenas pensamentos. Se você realmente quiser ter menos deles, pare de ouvi-los. Você se sentirá tranquila e contente quando sua mente está calma, ou nestes momentos, não importa quão pequeno é o momento, quando você se lembrar que você não tem que acreditar em seus pensamentos. Ou como gosto de dizer "eu não me sinto mal; minha mente está mal!". Uma coisa que eu acho útil para lidar com uma longa crença crítica é tratá-lo como um jogo.Eu penso comigo mesmo, e se eu não acreditar, até mesmo por alguns segundos? O resultado sempre é estranhamente hilariante.Na verdade sinto o que é para não acreditar. (E por vezes duram apenas alguns segundos!).Então que tal pensar positivamente — que é bom para mim certo?

3-Você pode obter coisas positivas sobre pensamentos negativos. Não há nada de errado com a escolha de ter um pensamento positivo. Só sei que o pensamento negativo não importou em primeiro lugar. Provavelmente não era verdadeiro, e não "significa" coisas para você.Quando você pula os pensamentos "negativos" e rejeita-os de forma instintiva, você está dizendo para si mesmo: "eu não sou bom o suficiente. Se eu fosse bom o suficiente, eu não teria tido esse pensamento em primeiro lugar."Esta posição é pelo menos tão negativa como o pensamento inicial.Pode parecer uma diferença sutil, mas esse passo minúsculo de perceber o pensamento e não acreditando que é aí que reside o crescimento.E quanto mais você fizer isso, menos "pensamentos negativos" você tem e o é mais fácil reconhecê-los quando você tê-los.As pessoas pensam que "pensar positivamente" é o caminho para a cura, mas a maneira mais rápida é primeiro aceitar que a única razão que você se sentir mal é em primeiro lugar porque você está ouvindo as bobagens  que sua mente está lhe dizendo.Você poderia tentar e descobrir de onde vêm seus pensamentos negativos — mas desde que eles estão apenas com base em crenças erradas, por que não simplesmente ignorá-los?
imagem: zun 
Aprender a ignorar a voz dentro da nossa cabeça dizendo-nos que não está bom o suficiente, não digno de amor e assim por diante é o que nós estamos fazendo. Da próxima vez que você tiver um pensamento que faz você se sentir desconfortável, tente isso:
Observe seu pensamento, como em, ah, Olá pensamento!. Eu sei que você não é real; você é apenas um pensamento. Ou bem, se quiser, você pode ficar lá se quiser,mas eu tenho coisas para fazer hoje, então eu vou apenas ir em frente e fazê-las!
Então se você quer pensar um pensamento positivo, vá em frente! 
E quanto a mim já estou passando pela porta da frente, indo ao encontro do meu merecido "mimo' que dei mim mesma hoje (segredo ;-) )
Bom final de semana a todos!
(texto adaptado e traduzido para o português do site Tinybuddha)