sexta-feira, 26 de abril de 2013

Simplesmente Sexta: Pequeno guia para sua criatividade


É mais fácil do que nunca ser criativo, criar, imaginar e fazer que se imagina, tornar-se realidade.Também é mais resistente do que nunca, com distrações que nos rodeiam de maneiras nunca antes imaginadas. Eu sempre sou a favor de "ensinar a pescar" do que dar o "peixe pronto" por isto acredito que a criatividade é a "vara" que sustenta este princípio
Não importa que tipo de tipo de criativo você é (sim, somos todos criativos!) — escritora, pintora, músico, comerciante, blogueira, fotógrafa, designer, mãe, empresária — Você está provavelmente sempre procurando inspirações, formas de soltou seu gênio criativo.
E enquanto há milhões de dicas de criatividade na Internet, eu pensei em partilhar os que eu achei mais úteis — aqueles que eu tenho experimentado e testado e encontrado para ser certo. 

Aqui estão eles:

- Brinque ( no melhor de tudo se não sair nada você pelo menos se divertiu!)

- Não consumir e criar ao mesmo tempo — separar os processos. Pois é, ir na 25 de Março e ficar inventando coisas na hora é prejuízo na certa. Você acaba comprando muitas coisas inúteis que vão empatar depois no seu negócio.

- Cale o mundo exterior. ( uma das melhores dicas e não escutar muito os outros nesta hora)

- Refletir sobre sua vida e trabalhar diariamente. (a cada aprendizado que temos na vida pode ser uma alavanca para uma ideia nova)

- Procure inspiração em torno de você, nos lugares menores. (não é necessário viajar para longe em uma praia paradisíaca, um pulo na praça com um caderno de anotações pode render muito nesta hora)

- Comece pequeno. (Sim, um passo e cada vez. Aquela desenhista desenha DAQUELE jeito porque também começou assim. leia a biografia de Van Gogh para saber do que eu estou falando ;-) )

- Apenas tente, não importa o quanto horrível seja o  primeiro rascunho ou trabalho. (sim, ao seus olhos vai parecer desesperador, atireo- na gaveta e só olhe no dia seguinte, você verá que muita coisa no seu conceito em apenas algumas horas)

- Não tente ser perfeito. (Nosso erro mais comum!) Apenas obtê-lo, o mais cedo possível e receber feedback.

- Constantemente tornar seu trabalho melhor. ( O aprendizado é constante, até para os mestres-sabem-tudo!)

- Ignore os pessimistas. Mas deixe críticas ajudá-lo a crescer. (separar o joio do trigo e guardar realmente o que importa para crescer e não para esquentar sua cabeça)
- Ensine e você aprenderá. (enquanto ensinamos nos deparamos com situações novas e as vezes outros pontos de vista)

- Agitar as coisas, ver as coisas de novas maneiras.

Aplicar coisas e situações em outros campos para seu trabalho, de maneiras que não feitas anteriormente. (se você trabalha com tecido, tente agregá-lo a outro tipo de material, os resultados são surpreendentes!)

- Anote imediatamente todas as idéias. (Ponto importantíssimo!!!! nunca saia de casa sem o seu caderninho de notas, não para copiar o trabalho dos outros e sim anotar idéias que surgem como um estalar de dedos)

- Transformar seu trabalho em brincadeira.

- Sair, mover, ver coisas novas, falar com novas pessoas.

- Ler coisas muito diferentes. Especialmente coisas que você discordar. (Eu adoro esta parte, ler na maioria das vezes do que discordarmos nos faz refletir pontos de vista e nunca sermos unilaterais)

- Descanse. Excesso de trabalho mata a criatividade.

- Não force. Relaxe, brinque, o trabalho vai começar a fluir.

- Deixe sua mente vagar. Permita distrações, quando você está à procura de inspiração. 

- Desligue a distração  quando você vai criar.

-Trabalhe quando você está animada.

- Se você não estiver animada, encontre algo para deixá-la animada.

- Não tenha medo de ser estúpido aos olhos dos outros. (mate o bichinho, por favor, você está criando para você ou para agradar os outros?)

- Pequenas idéias são boas. Você não precisa de mudar o mundo — apenas mudar alguma coisa.

- Quando algo está matando sua criatividade, mate-a primeiro. (resolva situações em que você não tem tempo para criar ou alguma coisa a impede. Eu  escolhi um dia da semana em determinado horário para isto, então, tenha um compromisso consigo mesma como se fosse ir ao médico ao salão de beleza. Se você pode dispor destes horários para estas coisas você também pode fazer isto por você!)